Ética da Publicação e Declaração de Boas Práticas

Print this page

 

A rpee está empenhada em assegurar ética na publicação e qualidade nos artigos.
Os Autores, Editores, Pares Académicos e a Editora têm o dever de cumprir as normas de comportamento ético.
 

Ética da Publicação e Declaração de Boas Práticas

 

1. Introdução

Este documento aplica-se à série III da rpee – revista portuguesa de engenharia de estruturas, cujo objetivo fundamental consiste em informar acerca dos progressos recentes no campo da engenharia de estruturas.

A série I da rpee, num total de 55 números, foi publicada entre janeiro de 1978 e dezembro de 2006. Os números da série I, publicados apenas em papel, eram disponibilizados aos subscritores e encontram-se à venda na livraria do LNEC.

A série II da rpee (ISSN: 0870-984X), num total de 15 números, foi publicada entre julho de 2007 e junho de 2015.

A série II manteve a publicação impressa, sendo os números disponibilizados aos subscritores e vendidos na livraria do LNEC. Os resumos dos artigos publicados nesta série II estão disponíveis online em http://rpee.lnec.pt. A série III da rpee (ISSN: 2183-8488) é publicada desde julho de 2016. Para a série III foi assinado um protocolo de parceria entre o LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a APEE - Associação Portuguesa de Engenharia de Estruturas (Grupo português da IABSE), o GPBE - Grupo Português de Betão Estrutural (Grupo português da fib) e a SPES - Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (Grupo Português da EAEE e da IAEE).

Os números da série III, publicados quadrimestralmente, são editados em formato digital, e totalmente disponibilizados online, com livre acesso, em http://rpee.lnec.pt.

São aceites artigos escritos em português, inglês e castelhano. No caso de artigos escritos em português ou castelhano é obrigatória a tradução do título e do resumo para inglês. Ao permitir a submissão de artigos em português e castelhano, a rpee pretende a disseminação por países de língua oficial portuguesa e castelhana, nomeadamente nas grandes comunidades de África e América do Sul.

 

2. Corpo Editorial

Informação sobre o Corpo Editorial da rpee está disponível em http://rpee.lnec.pt/02_d_corpo_editorial.htm e os contactos podem ser consultados em http://rpee.lnec.pt/02_e_contactos.htm.

Os editores da rpee avaliam os artigos com base no seu mérito sem atender a preconceitos raciais, de género, de orientação sexual, de crença religiosa, de origem étnica, de cidadania, ou de filosofia política dos autores. O Editor é responsável pela decisão final de publicação dos artigos submetidos à revista. O Editor poderá confirmar junto de outros editores ou pares académicos a tomada de decisão. O Editor ou outros membros da equipe editorial não podem divulgar qualquer informação sobre o artigo submetido a não ser ao autor, par académico, ou outros membros do Conselho Editorial. O Editor não pode usar informação não publicada na sua própria pesquisa, sem o prévio consentimento do autor. Erros ou questões éticas referentes ao conteúdo publicado na rpee podem ser levados ao conhecimento dos editores pelos autores, revisores ou pelos leitores da revista, independentemente da data de publicação. A opinião dos autores pode não ser apoiada pelo Conselho Editorial.

 

3. Autores e responsabilidades

Instruções para a submissão de artigos estão disponíveis em http://rpee.lnec.pt/03_a_instrucoes_autores.htm.

A revista não cobra taxas de submissão, nem de processamento ou publicação de artigos. A submissão de um manuscrito pressupõe que os respetivos Autores aceitam os princípios éticos:

Ao submeter um artigo, o(s) autor(es) assegura(m) que o manuscrito é o seu trabalho original. Os autores não devem submeter artigos descrevendo a mesma investigação para mais que uma revista. Os autores devem citar publicações que foram influentes na natureza do trabalho apresentado. O plágio em todas as suas formas constitui uma prática inaceitável e não ética. O autor correspondente deve assegurar que existe consenso total de todos os coautores da submissão de manuscrito para publicação. Os autores devem declarar claramente quaisquer conflitos de interesses. Os artigos submetidos que, direta ou indiretamente, tiveram o apoio económico de terceiros, devem indicar claramente essas fontes de financiamento. Quando um autor descobre um erro significativo ou uma imprecisão no seu trabalho publicado, é sua obrigação notificar prontamente a revista e colaborar com o Editor para corrigir ou retratar a publicação.

 

4. Processo de revisão

A rpee usa o sistema de revisão por pares com anonimato dos Revisores (‘single-blind peer reviewing’).

A revisão por pares académicos auxilia de modo determinante a decisão editorial e as comunicações com o autor durante o processo editorial no sentido da melhoria do artigo. Todos os artigos recebidos são tratados confidencialmente. Informação privilegiada ou ideias obtidas através da revisão de pares não devem ser usadas para benefício pessoal e devem ser mantidas confidenciais. Os materiais não publicados presentes num manuscrito submetido não podem ser usados pelo par revisor sem o consentimento expresso do autor. Não é admissível a crítica personalizada ao autor. As revisões devem ser conduzidas objetivamente, e as observações apresentadas com clareza e com argumentação de apoio. Quando um par académico se sente sem qualificações para rever a pesquisa apresentada, ou sabe que não consegue fazê-lo com prontidão, deve pedir escusa ao editor. Os pares académicos não deverão avaliar artigos nos quais possuam conflito de interesses em resultado de relações de competição, colaboração, ou outras relações ou ligações com qualquer dos autores, ou empresas ou instituições relacionadas com o artigo. As identidades dos revisores são protegidas pelo processo de revisão cego.

 

5. Ética da publicação

Trabalhos que não estejam em conformidade com os Princípios Éticos não serão aceites. Erros ou problemas detetados após a publicação serão investigados e, se comprovados, haverá lugar à publicação de correções, retratações e/ou respostas.

 

6. Copyright e Acesso

A série III da rpee está disponível em formato digital e com livre aberto em http://rpee.lnec.pt/04_b_Serie3.htm. Nenhuma taxa é cobrada para aceder aos números da série III.

Os autores são livres para disponibilizar os arquivos pdf dos seus artigos, conforme necessário. Portanto, a revista permite o auto arquivo da versão publicada sem nenhuma restrição.

Os autores são livres para usar o conteúdo ou parte (texto e figuras) em outras publicações, incluindo adaptações; no entanto, a publicação original na rpee deve sempre ser referenciada.

 

7. Arquivo

A Revista está hospedada no servidor web do LNEC e sua segurança e manutenção são garantidas por este Instituto Público.

 

8. Propriedade e Gestão

Os membros do Conselho de Administração da rpee estão disponíveis em http://rpee.lnec.pt/02_c_administracao.htm.

O Conselho de Administração é composto por 4 membros, sendo cada um indicado por cada uma das quatro Instituições parceiras. As três Associações envolvidas, assim como o LNEC, têm elevados padrões no que concerne à Ética da Publicação. O LNEC, como Instituto Público, a isso está obrigado e é constantemente sujeito a auditorias.

Os contactos do Conselho de Administração e do Editor estão disponíveis em http://rpee.lnec.pt/02_e_contactos.htm.

 

9. O website

O website da rpee é permanentemente atualizado. Os membros do Conselho de Administração verificam regularmente o conteúdo online, de modo a garantir elevados padrões éticos e profissionais.

 

10. Periodicidade da publicação

Os números da série III são publicados quadrimestralmente e são editados em formato digital. Todos os números desta série estão totalmente disponíveis online em http://rpee.lnec.pt/04_b_Serie3.htm.

 

11. Nome da Revista

rpee – Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas – O número 1 da série I foi publicado em janeiro de 1978. Em Portugal, o nome não é confundível com qualquer outra publicação de Engenharia de Estruturas. Internacionalmente, a tradução para "Portuguese Journal of Structural Engineering" também não é confundível com outra publicação da mesma área científica. O nome em português e a sua tradução para inglês estão registados e têm número ISSN.